top of page

APARTAMENTO VILA CLEMENTINO

São Paulo SP | 2019

Com o desejo de mudarem de bairro, Paula e Marcelo encontraram na Vila Clementino a facilidade de acesso e a comodidade de tudo a quadras de distância de que precisavam. O apartamento, antiquado e precisando de uma boa renovação em seus 80m², tinha boas áreas em alguns de seus ambientes, mas outros com ocupação bastante segmentada e pouco funcional. 

A Paula é designer e fotógrafa, e um de seus desejos era de ter um home office bastante confortável e capaz de suprir a grande demanda por guarda de seus materiais, equipamentos e livros. Outro ponto, porém, é que a Yumi, a Shitzu que divide a morada com eles, não tolera que a Paula fique trabalhando em um cômodo fechado quando as duas estão sozinhas. Para atender as duas demandas, abrimos um dos quartos para a sala e circulação, e dispusemos o home office neste ambiente. Com portas deslizantes como possibilidade de isolamento deste espaço, é possível, na ausência da Yumi ou para uso de hospedes, esta versatilidade de ampliar a sala com a área de home, ou fecha-la para um uso mais introspectivo.

O banheiro social foi ampliado, ganhando uma área de box mais confortável e funcional. Como não era um desejo ter uma suíte, mas necessário haver outro local para uso da rotina e visitantes, transformamos o banheiro de serviço, localizado na lavanderia, em um charmoso lavabo compacto.

Como a demanda por espaços para guarda era grande e o espaço existente no quarto do casal era bem restrito, demolimos a parede que dividia o quarto do casal e o então aberto para a sala. No lugar desenhamos uma marcenaria que atendesse ambos ambientes. De um lado com guarda roupas bem generoso e do outro, no home, uma estante com espaço para livros e gavetas, além de um armário fechado. Para atender a necessidade do casal ainda, em seu quarto, desenhamos um móvel sob a janela com sapateiras e gavetas, além de uma cômoda criado e um aéreo sobre a cama. Este último, para diminuirmos o volume visual de armários, fizemos com uma profundidade reduzida e seus acabamentos mimetizados com a parede do fundo.

Na cozinha, que foi integrada a sala e ganhou uma península em pedra e marcenaria toda preta, dando continuidade à pia e fogão, trabalhamos a parede dos fundos com a marcenaria, deixando a maior parte dos espaços de armazenamento e de despensa neste espaço, fazendo com que a parte integrada com a sala não tenha nenhum obstáculo visual de móveis ou prateleiras aéreas. Esta integração, além da melhora visual e na rotina do casal, também propiciou melhora na iluminação natural e ventilação da cozinha. A entrada, como continuidade da cozinha, ganhou um móvel/painel divisória que protege visualmente a cozinha da entrada e também oferece espaços para recepcionar moradores e convidados com sapateira e nichos para objetos.

Na lavanderia, aproveitando da ótima ventilação e incidência de luz natural, investimos no branco tanto na marcenaria quanto nos revestimentos de parede, tornando o ambiente bastante iluminado e organizado, pois faz parte do trajeto até o lavabo.

Fotos: Paula Korosue

Apartamento Gama Lobo no portal galeria da arquitetura
Apartamento Gama Lobo no portal viva decora
bottom of page